segunda-feira, 19 de julho de 2010

Tutorial: Como Sair da Fossa no Fim de um Relacionamento. (por C. Henrique Kruschewsky)


Muitos de vocês me chingaram bastante esse fim de semana no MSN, mas o que aconteceu é que na Sexta Feira eu me envolvi no fim da gravação do novo disco da Sonnora e acabei sem tempo pra postar o texto, e no fim de semana minha agenda de show ficou bem corrida e infelizmente deu no que deu... Mas como “antes tarde do que nunca...” ta ai.
Gostaria que soubessem que demorei um tanto pra escrever um novo tutorial, não por falta de tempo ou de paciência. Estava pensando em algo que realmente valesse apensa ensinar a alguém. E, sendo assim, a pouco tempo, numa conversa de MSN com uma garota que eu mal conheço me veio a idéia inusitada de escrever mais este tutorial. Sendo assim, sem mais delongas, com você o:

Tutorial: Como Sair da Fossa no Fim de um Relacionamento.


Meu querido amigo, ou amiga, sinto te informar que se agora você está lendo este tutorial, eu imagino que você esteja jogado na merda, se sentindo a pior criatura do mundo. Se você se enquadra nas categorias dos Corneteiros(as), viciados(as) em computador, ou esquisitos sexuais ligados em coisas esdrúxulas como comer cocô eu devo concordar plenamente com você. VOCÊ MERECEU PASSAR POR ISSO OU TEM PROBLEMAS SÉRIOS E PRECISA BUSCAR TRATAMENTO. Mas se você foi deixado por alguém que ama, ou acabou voluntariamente como forma de evitar mais sofrimento, é pra você que escrevo este tutorial. Pra que assim, como outras pessoas, possa se sentir melhor mais rápido ou de uma forma menos dolorosa.
Gostaria de salientar que este tutorial não tem nada de científico e se apóia apenas nas minhas próprias experiências e em coisas que estudei em Psicologia e que debati com alguns colegas, principalmente quando fui eu o que precisava deste texto.
Vamos ao primeiro passo:
1º Passo: Identificando o Motivo do FIM.

Nós, seres humanos, somos muito ardilosos. Usamos uma série de figuras de linguagem que ao contrario de deixar as coisas claras, acabam por complicar mais. E agora minha querida ou meu querido colega. Tenho certeza que você se identificará com uma destas desculpas esfarrapadas para se terminar um relacionamento expostas a baixo... Vamos a elas:
1- Nós temos opiniões diferentes...
2- ... O Problema não é com você, é comigo...
3- Eu conheci outra pessoa...
4- Nós somos muito jovens, deveríamos sair com outras pessoas (ou seja... estou entediado.)
5- Começamos a namorar muito cedo. (dá no mesmo)
6- Eu acho que eu não consigo levar isso a diante.
7- Nós brigamos muito.
8- Eu não me sinto tão feliz como no início do namoro.
9- Eu estou me mudando ou viajando pra muito longe e não consigo namorar a distancia.
10- Nós somos incompatíveis.
11- Eu acho que nós estamos indo muito rápido.
12- Eu sinto vontade de ficar com outras pessoas.
13- Eu acabei ficando com outras pessoas e não quero que você sofra.
14- Você não é a pessoa pra mim.
15- Você merece alguém melhor.

Eis ai os 15 melhores foras e os mais clássicos que as pessoas recebem no fim de uma relação. Meu caro leitor, embora você ache que ao ouvir um fora desses a pessoa está te dando um motivo claro e evidente para terminar com você, sinto dizer que está redondamente enganado. Tudo isso não passa de grandes desculpas pra uma coisa bem óbvia, algo que com certeza esteve na cara por algum tempo e você estava suficientemente cego para notar.
Os relacionamentos terminam por um único motivo... Só um. FALTA DE DESEJO. Caso contrario, qualquer motivo, por mais estranho que ele seja, é passado por cima, é resolvido. É o desejo que motiva as pessoas, é ele quem move tudo. É o desejo que faz o indivíduo vender a casa pra comprar a camisa do Chiclete com Banana no carnaval, o desejo faz você estourar o cartão de crédito com revista em quadrinho e todos os lançamentos da Turma da Mônica. Faz você namorar o moço mais feio da faculdade e achar que ele é a cara do Brad Pitt. Sendo assim, a falta de desejo faz você jogar tudo pro alto ou cometer suicídio.
De posse deste conhecimento, você tem duas coisas a fazer... Uma delas é voltar com seu EX ou sua EX fazendo com que ele ou ela volte a sentir desejo por você. Se você conseguir isso, não haverá barreira no mundo que separe vocês dois, ou pode assumir que já deu o que tinha que dar e tentar tocar o barco por outras correntezas.
Se sua opção for a ultima ou acabou de tentar a primeira e viu que não deu certo, nós acabamos de chegar até o segundo passo deste tutorial.

2º Passo: Entendendo o que está acontecendo com você.

Eu sei que agora você está triste, deprimida(o) em casa e se entupindo de sorvete (se isso for verdade pare já... Esse sorvete parece um ótimo parceiro agora, mas vai te encher de gordura localizada e celulite e no futuro impedir você de arrumar outro(a) namorado(a). SIM. Você vai passa maus bocados, mas é importante que saiba que TUDO VAI VIRAR PASSADO. Você não vai morrer por isso e chegará um dia que você vai rir de tudo isso. O que você precisa é vivenciar o luto da melhor forma possível evitando que você tenha grandes problemas no futuro. Sendo assim... O Luto vem sempre em cinco fases:
1. A Negação. É um momento crítico. A ficha ainda não caiu e parece que é tudo mentira, você não está solteiro(a), a pessoa não terminou com você, e você nem se que consegue chamá-lo(a) de meu EX namorado(a).
2. A Raiva. É o segundo momento. É quando você percebe que realmente acabou e ela(e) está curtindo o carnaval numa boa com uma australiano(a) que possivelmente só tem um interesse naquela relação.
3. A Barganha. A Coisa aqui até parece melhorar, mas é um grande engano. Aqui você para e pensa, Ele(a) precisa conhecer outras pessoas, experimentar outras experiência porque só assim ele(a) vai perceber que eu era a pessoa certa e voltar pra mim. OU então vai naquela macumbeira de plantão que resolve problemas amorosos e profissionais, cura qualquer doença, cura qualquer vício, encontra cão perdido, Tira unha encavada e fimose e nas horas vagas traz o amor de volta em 24 horas.
4. A Depressão. Esse é um momento bem desconfortável, porém é um momento de renovação. É quando você, de verdade, percebe que acabou, que os bons momentos não vão voltar e bla bla bla... Aqui é quando você “morre” e renasce das cinzas, pronto pra quinta e ultima faze.
5. A Aceitação. Neste momento tão feliz você já estará pronto pra outra e se estourando de rir de como você foi idiota por tanto tempo, sofrendo por ai como um cão sem dono.

Entretanto, antes de você chegar a aceitação, você precisa aprender alguns macetes para passar por alguns momentos bem chatos sofrendo o mínimo possível.

3º Passo: As Lembranças.

Um relacionamento saudável deixa boas lembranças. Incrível é perceber que quando tudo acaba, são justamente essas lembranças que vão fazer você se sentir cada vez pior. Pensar que tudo que passou nunca mais voltará a acontecer é um dos piores momentos da fossa e ela virá com uma série de sintomas claros de uma crise de abstinência comum a usuários de drogas: ansiedade, irritabilidade, tontura, dor de cabeça, insônia, distúrbios estomacais, fome, fortes desejos de ver ou falar com a pessoa amada (neste momento lembre-se: é melhor você se arrepender de não ter ligado, do que de ligar, já que você vai se arrepender de qualquer jeito), dificuldade de concentração, tremores e pode chegar a depressão. Isso não é nada confortável, mas os sintomas mais intensos duram apenas algum tempo, isso vai depender de como você vai lidar com suas memórias.

A primeira coisa a se fazer é: Livre-se de tudo que lembre a pessoa e que está ao seu redor. Só uma coisinha... Livrar-se não é rasgar fotos ou queimar coisas, não faça isso, você vai se arrepender amargamente de ter destruído suas memórias quando a tempestade passar.
O melhor a fazer é: Pegue uma caixa e encaixote tudo... Fotos, presentes... Tudo que estiver ao seu alcance e que traga lembranças da pessoa. A intenção é criar um ambiente onde não haja mais espaço para comportamentos de auto-sabotagem e que de repente você se pegue ouvindo a música tema do casal ou relembrando e sofrendo com os álbuns de fotografia de quando vocês passaram as férias em cabuçu.
Analise sua rotina para ver quando você procura por lembranças de vocês e altere esse comportamento, pois sua mente estava condicionada á presença de outra pessoa (mesmo que vocês não passassem tanto tempo juntos). Por exemplo, se vocês passavam o fim de semana juntos, procure rapidamente alguma coisa pra fazer no lugar. Uma boa dica é voltar-se para outras atividades, estudar, trabalhar... Vale tudo para ocupar a mente, compre um video game, use e abuse dos amigos, eles podem salvar a sua vida. Bata papo, vá ao cinema e evite ao Maximo filmes e músicas com temas românticos, eles vão te dar uma baita dor de cotovelo e não vão ajudar em nada . Se estiver desanimado por causa de recaídas, não desista. O importante é continuar tentando.

4º Passo: O Contato.

Perder completamente o contato com a pessoa, embora pareça neste momento à idéia mais sensata a se colocar em pratica, não é a mais indicada. Entretanto, sim, você precisará de um tempo sem contato algum. Não ligue, exclua do Orkut, do MSN, da agenda do celular. Neste momento a pessoa ainda exerce um grande poder sobre você e a mera expectativa de cruzar com ela numa esquina qualquer será motivo para ansiedade. O importante é não se ter nenhuma notícia. Como diria Jacques Lacan “A Felicidade é a ignorância.” Afinal a probabilidade de você acabar sabendo coisas que vão trazer sofrimento é bem maior do que a de você ficar sabendo que ela , ou ele, está sofrendo e quer voltar (se esse for o desejo, não tenha dúvida de que a parte interessada irá entrar em contato).
Este tempo sem contato corresponde exatamente ao tempo em que os comportamentos de auto-sabotagem que eu citei no estágio anterior estarão doidos para passar a perna em você e levá-lo de volta para o chão. Fique de olho neles. E mais uma fez eu vou salientar pra você entender. NÃO FUTUQUE O ORKUT DELE(A), NÃO LIGUE NEM MANDE SMS... Isso é muito chato, faz você sofrer mais, não fará o(a) EX voltar e pior, ainda aumentará cada vez mais a distancia entre vocês.
5º Passo: Retomando o Poder.

Deixe o tempo correr sem pressa. Devagarzinho você vai percebendo que aquela pessoa vai ficando numa realidade cada vez mais distante de você, neste momento comece a sondar o quanto aquela pessoa ainda meche com você. Comece com coisas bobas. Procure por notícias com amigos incomuns, olhe velhas fotos... Tudo com cautela, se você for percebendo que aquela pessoa ainda ocupa um grande espaço em você vá aos poucos tomando o poder que você deu a ela e trazendo de volta pra você. Fortaleça-se. Só existe uma única pessoa no mundo capaz de ser você, você mesmo(a). Você precisa estar bem com você, precisa gostar de você, afinal se você não gosta de você quem é que vai gostar?
Quando você estiver bem, você estará liberado(a) pra manter contato, pra ser amigo(a) ou seja lá o que você desejar de agora em diante, afinal o ideal neste momento é que esta pessoa não exerça mais nenhum poder sobre você e que não tenha deixado nada mais do que aquela saudade gostosa de lembrar e que os bons momentos não sejam mais um calvário na sua vida e sim uma esperança para um novo relacionamento que logo logo estará por vir.

É isso ai... eu espero ter ajudado de alguma forma nesse momento que é tão difícil. Espero encontrar você por ai e ouvir que depois de ler este tutorial você conseguiu encarar melhor o fim do seu relacionamento e viver melhor.

Um Abraço:

C. Henrique Kruschewsky.
kakaukrusch@hotmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário